Telefones: 11.4217.0508 - 11.9728.1021

Casa de Máquinas para Piscina Sodramar


Chegou o final de semana, hora de preparar a piscina para garantir a diversão dos amigos e familiares que estão para chegar.

Mas só de pensar em todos aqueles registros, válvulas, fios e botões, naquele pequeno espaço, úmido e desconfortável, onde estão localizados os equipamentos utilizados para tratar a água da piscina, já começa o desânimo!

E quem disse que a casa de máquinas precisa ser apertada, escura e de difícil acesso?

A cada dia surge um número maior de lojas especializadas na construção de piscinas, que buscam maneiras de facilitar o acesso das pessoas que farão a manutenção da mesma.

A identificação dos registros na casa de máquinas evita erros de operação que muitas vezes podem causar problemas posteriores, como a queima do motor elétrico, por exemplo. A iluminação também irá ajudar muito!
 
O aproveitamento do espaço na área de lazer da casa, que poderia ser um espaço não aproveitável, é uma boa dica para a construção da casa de máquinas, podendo se tornar um lugar para guardar os demais equipamentos usados na manutenção e limpeza da piscina.

Algumas empresas especializadas constróem as casas de máquinas acima ou no mesmo nível da piscina, facilitando o acesso aos equipamentos, e até mesmo utilizando a estrutura para a instalação de uma cascata.

O que não podemos esquecer é a colocação de um ralo na casa de máquinas para escoamento da água da chuva ou mesmo da manutenção e uso da bomba da piscina. Isso é uma simples questão de higiene e segurança.

Na construção de uma casa de máquinas abaixo do nível da piscina é preciso ficar atento também à questão da presença do lençol freático, que pode causar infiltração de água no interior da casa. Este é um tipo de problema muito comum em cidades praianas, onde a presença de terrenos úmidos é freqüente.

Sempre que a bomba estiver em funcionamento, o local onde a mesma foi instalada deverá ter refrigeração suficiente para resfriar o motor da bomba, o que é uma exigência dos fabricantes de motor elétrico. E isso não pode ser feito quando a instalação estiver “enterrada” ou abaixo do nível da água da piscina, exceto se existir uma tampa nessa casa de máquinas.

O único problema nestes casos é que a tampa deverá permanecer fechada, principalmente se existir a possibilidade de chuva. Não esqueça que os equipamentos elétricos (motor da bomba, sauna e fios) não podem ser molhados.

Caso você queira construir uma casa de máquinas acima do nível da água da piscina, não esqueça que a bomba deverá ser “auto escorvante”. Ou seja, se a bomba não tiver capacidade de fazer a sucção da água da piscina por estar instalada acima do nível da água, a mesma não poderá ser instalada neste tipo de casa de máquinas comentada. O que é necessário para a construção de uma casa de máquinas acima do nível da água?

1. Ter espaço suficiente que possa facilitar o acesso aos registros da piscina
2. Identificar todos os registros para evitar possíveis erros de operação
3. Utilizar curvas ao invés de cotovelos, evitando a perda de vazão
4. Instalar um ralo para o escoamento da água no interior da mesma
5. Instalação elétrica bem planejada e protegida, para evitar riscos de choque elétrico
6. Boa Iluminação e refrigeração interna
7. Utilização de uma bomba auto escorvante